sábado, 13 de novembro de 2010

Panquecas pro café da manhã

Essa receita tirei do site allRecipes.com, e alterei só um pouquinho. :)

Faço a receita pra 4 porções, que na verdade dá pra duas panquecas grandes. E coloco um pouquinho de baunilha também.

3/4 de xícara de farinha
1 colher de chá (cheia) de fermento
1 colher de sopa de açúcar
1/2 copo de leite
1 ovo
1 colher de sopa de manteiga
3 gotas de essência de baunilha

Misture os secos, derreta a mangeiga, misture os líquidos. Frite em uma frigideira antiaderente, untada com manteiga. Como a massa é grossa, é importante deixar em fogo não muito alto pra não queimar, enquanto a panqueca assa pra poder virá-la.

Na verdade fica com o sabor do ovo um pouco pronunciado. Mas ainda não tive coragem nem de colocar só meio ovo, nem de fazer mais massa, pra não estragar. É ideal pro café da manhã de duas pessoas.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Tungo-Tungo

Tungo-Tungo era muito comilão; comia todos os bichos que encontrava pela frente. Inclusive aquele bicho estranho, que viu dentro da água...
Esta é a sinopse do livro Tungo-Tungo, da Regina Vater. Fiquei pensando em algum nome para o Blog, e não me aparecia nenhuma idéia bacana. Então me lembrei desse livro, que eu tinha quando era criança, sobre essa criatura que saía comendo tudo o que via pela frente – não, não era o Serra Comedor, sem duplo sentido, por favor, é um livro pra criança, po!

Enfim, lembro que eu gostava bastante desse livro, e apesar do "herói" morrer no final – ops, estraguei a surpresa – e ainda por cima morrer de tanto comer, o livro foi um dos responsáveis por, bem mais tarde, ajudar a me conscientizar do meu interesse por comida. Então, por isso no nome do Blog.

Não pedi autorização da autora pra usar o nome (espero não ser processado!). Até procurei um  contato dela no google, mas não encontrei nenhum fácil. Por enquanto vou usando esse nome mesmo, se alguém souber de algum motivo que me impeça de usá-lo, avise que eu tento achar outro. :)

Pois, vou seguir assim, tentando comer tudo o que vejo pela frente – no sentido estritamente culinário, claro! – e postando minhas receitas e pensamentos sobre o tema por aqui.

Meu Blog Sobre Comida - Premissa

Hoje em dia todo mundo tem um blog. E hoje em dia todo mundo se interessa por comida. Comida é chique. É só ver a quantidade de chefs-celebridade em programas de TV, o número de sites de receitas, e o número de críticos culinários – profissionais ou não – que postam suas críticas por aí.

Sempre tive vontade de escrever sobre as coisas que comi, ou que cozinhei. Mas diante dessa enxurrada de blogs, TVs e sites sempre achei que tinha pouco a acrescentar. Pra que mais um blog de comida, pra criticar os mesmos restaurantes, dar as mesmas dicas, rezar a mesma missa?

Ultimamente, que tenho cozinhado bastante, me peguei pensando que seria bom se eu tivesse um lugar pra anotar as receitas que tenho feito, sem ficar com aqueles papeizinhos rasgados voando pelo meio da sala. Também já tentei manter uma pasta no computador, mas é pouco prático. Google Docs? Já comecei várias vezes a usar, mas por um motivo ou por outro sempre me acabo esquecendo dele.

Então pensei no blog. Me pareceu uma boa opção, e embora eu não tenha pretensões de virar crítico-blogger-culinário, me pareceu um bom lugar pra armazenar e organizar minhas receitas, e passar adiante algumas coisas pra aqueles amigos que ligam pedindo uma receita de massa de pizza, ceviche, molho de macarrão...

Pois é isso, vejamos no que dá.